
A informalidade que a amizade permite não deve retirar empenho e dedicação na hora de receber os amigos em sua casa. Se a ocasião foi planeada, prepare um ambiente agradável e preparando coisas que sabe ser do agrado dos convidados e peça para que contribuam com as sobremesas ou entradas. Se for uma visita surpresa (algo aceitável quando há um certo nível de intimidade), convide-os para a sua cozinha e, em conjunto, improvisem algo. Os pratos de massa preparam-se rapidamente e sushi pode ser encomendado se forem apreciadores. Se é para verem um jogo de futebol há que preparar petiscos em quantidade e variados que não impliquem o uso de talheres.Ex: pão com chouriço, pastéis, croquetes, chamuças, patês com tostas, presunto e claro...cerveja.Ou algo com mais classe...vinho.
As reuniões familiares permitem o encontro de várias gerações. Aproveite para colocar sobre a mesa peças que tenham sido oferecidas pelos convidados ou que tenham uma história engraçada de outros convívios familiares. Nesta ocasião há um prato principal que se destaca no centro da mesa e cada um desempenha a sua função. O pai corta a carne, o tio serve o vinho, a avó aquela sobremesa que nós tanto gostamos e que não pode faltar!São refeições «confort food» que nos fazem recuar no tempo e ficar com um sentimento de nostalgia. Na mesa desfilam as histórias de todos os outros momentos e o tempo, esse vilão, pára.
Quando a família é numerosa são esperadas horas na cozinha. As festa são direccionadas para o familiar com uma casa cujas condições permitem albergar tanta gente reunida no mesmo espaço mas não quer dizer que o anfitrião fique sobrecarregado com tanto trabalho. O bom senso recomenda partilhar tarefas e despesas.
Como trata-se de pessoas que se conhecem, sabemos quem tem jeito para o quê. Além do fondue de queijo da tia que é de comer e chorar por mais, do bolo de chocolate da prima que desfaz-se na boca, dos vinhos surpresa que o tio traz sempre há sempre oportunidade para apresentar algo novo.
Recomendações básicas:
*Ponha a mesa de véspera com calma.
*Evite dar um ar de quem anda muito atarefada pois se tiver tudo planeado antecipadamente terá tempo para desfrutar do momento e não terá que permanecer muito tempo na cozinha.
*Receba os convidados com aperitivos mas não exagere nas quantidades pois pode correr o risco de comprometer a refeição principal.
*Desligue o televisor opte por uma música ambiente moderada.
*Deixe lá a loiça para mais tarde quando todos tiverem ido embora! Não há maior «turn off» que começar as limpezas com os convidados em casa.
O importante é desfrutar o momento, a família, a comida e o vinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário