Os apaixonados anseiam, uns com alegria outros bem depressivos e desejando ardentemente que o S.Valentim passe despercebido. É a correria ás lojas de flores, ás prateleiras dos chocolates e ás tentativas de reservar uma mesa num restaurante. Eu prefiro algo bem mais prático e simples: uma refeição preparada com carinho pelos dois em casa e a partilha de um bom vinho do ano que começámos a nossa aventura romântica (ainda por cima foi em excelente ano para os vinhos portugueses o que também ajuda na escolha).
Se querem surpreender a vossa cara-metade, ofereçam-lhe um bom vinho tinto (é a cor do amor!vá lá!). Para as senhoras que afirmam só beber vinho branco ou até aquelas que vinho só para molhos, a tarefa é mais...desafiante. Nós não resistimos a coisas doces (falo como convertida em amante do vinho e mulher) por isso tem de escolher um vinho bem frutado, com taninos suaves e aromático ( é o gosto por perfumes que virá ao de cima). Um vinho tinto do Douro ou um Alentejo são mais fáceis de acertar. Touriga Nacional é fácil de gostar, ou um vinho com Aragonês. Frutos vermelhos compotados e taninos sedosos é o que procura. Se não quer arriscar num tinto, escolha um branco. Os vinhos verdes são surpreendentes e fáceis de gostar. Escolha um Alvarinho, não ficará mal. O Arinto de Lisboa e Tejo é fresco e aromático, do Alentejo é mais guloso. Da Península de Setúbal pode escolher um branco com Fernão Pires e Moscatel.
Se quer surpreender, ofereça um Vinho Madeira doce, um Porto LBV, um Moscatel Roxo de Setúbal ou uma Colheita Tardia. Tudo coisas doces e irresistíveis.
Mas se lhe apetece ser mais atrevido e ir buscar um vinho estrangeiro, aconselho fazê-lo nas garrafeiras especializadas e não no supermercado. Um Pinot Grigio ou Pinot Gris e Sauvignon Blanc do Novo Mundo são a minha sugestão para os vinhos brancos. Vinhos aromáticos e «straight to the point» para quem quer começar a gostar destas coisas. Nos tintos escolha Cabernet Sauvignon de um clima quente pois terá aromas mais compotados e apelativos.
Sugiro um bom espumante português e se a carteira der para mais um pouco vá lá, compre um Champagne.
Neste dia o importante é a partilha, o carinho e o dizer simplesmente: Eu amo-te!
Tenha atenção á comida também, siga o seu instinto. Ingredientes vermelhos apelam a tintos, ingredientes verdes e amarelos aos brancos. Coisas picantes pedem vinhos pouco alcoólicos e frutados ou florais. Coisas doces precisam de vinhos tão ou mais doces. Comida pesada necessita de vinhos com estrutura para harmonizar e comida leve, vinhos frescos e novos.
Para as senhoras que querem surpreender a sua cara metade ofereçam qualquer vinho que ele ande a «namorar». Os homens são bem mais fáceis de agradar não é verdade?
Sem comentários:
Enviar um comentário