quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Leonardo da Vinci - O pai das regras de etiqueta á mesa

Reza a história que no tempo de Leonardo Da Vinci não haviam estas modernices de sala de jantar e talheres mas Leonardo era um amante da boa comida, do bom vinho e da higiene pessoal.
Quando a fome apertava, os senhores e os seus convidados comiam onde quer que estivessem. Á hora da refeição, os criados traziam uns cavaletes e umas tábuas, que faziam de mesa, e, por cima da mesma, colocavam uma manta grossa que servia para tapar a mesa e para também limparem as suas mãos já que  tudo era comido á mão (blarghhh que limpinhos!). Da Vinci, encarregue pelo seu amo, Ludovico Sforza, de organizar a «mesa», mandou colocar numa das divisões do palácio uma mesa bonita e cadeiras a condizer em seu redor. 

Assim passou a estar a «mesa posta» sempre no mesmo sítio embora hoje em dia ainda usemos a expressão «ir pôr a mesa».
Leonardo ensinou ainda aos comensais a não colocar a mão toda na travessa quando se serviam, apenas a ponta dos dedos. E como era costume cortar-se a carne com as suas próprias facas, Da Vinci introduziu outras, todas iguais e menos perigosas. Como as facas também eram limpas na tal manta que cobria a mesa, achando tudo muito sujo, lá inventou o guardanapo e, com ele, uma máquina rotativa de lavar guardanapos.
Vinhos magníficos vindos de toda a Itália eram servidos por Da Vinci e no final apresentava aos convidados iguarias doces. Para servir as iguarias, ordenava que retirassem a tal manta grossa para que os doces fossem servidos directamente «sobre (a) mesa».
Estes foram os primórdios dos procedimentos á mesa da refeição. Hoje em dia com mais umas tantas regras para que tudo decorra na perfeição.
Á mesa celebramos datas, desabafamos preocupações, desfiamos histórias. Fazemo-lo em família, com amigos ou com a nossa cara metade. Á mesa partilhamos momentos com quem mais gostamos. Os portugueses durante as suas viagens adoptaram muitas coisas que foram observando nas outras terras. Hoje em dia, o vinho faz parte da refeição para celebrar apenas o simples facto de estarmos juntos.
Sobre a forma de dispor a mesa há regras básicas para um serviço perfeito.

*Coloque o prato de sopa por cima do raso, a cerca de dois dedos do rebordo da mesa. 
*O guardanapo fica disposto á esquerda ou á direita dos pratos.
*Os talheres são dispostos ao lado ou acima do prato, sendo a sua ordem de uso de fora para dentro. A lógica é que o talher que está por fora será o primeiro a ser usado.
*Os garfos ficam do lado esquerdo, o de peixe no exterior e o de carne no interior.
*Do lado direito são colocadas as facas e a colher: junto ao prato a de carne, depois a do peixe, por fim a colher de sopa.
*O prato do pão deve ficar acima do lado esquerdo, com uma faca por cima (para a manteiga), com o cabo virado para a direita.
*Acima do prato, para a sobremesa, a ordem deve ser: primeiro a colher com o cabo voltado para a direita, segundo o garfo com o cabo voltado para a esquerda, e por fim a faca com o cabo voltado para a direita.
*Os copos devem estar dispostos acima do lado direito, pela seguinte ordem: copo de água (o maior), copo de vinho tinto, copo de vinho branco (o menor).
*Todos os pratos devem ser retirados na altura da sobremesa.


Ao longo dos anos houve situações em que fiquei atrapalhada por não saber o que fazer. Algumas dessas situações resolvi ao observar os outros, noutras foi apenas o bom senso. Por isso é sempre bom saber:

*Para retirar algo da boca, feche a mão como se fosse uma concha, retire o pedaço de comida com a outra mão e, discretamente, coloque na beira do prato.
*Quando lhe pedirem um talher, segure-o pelo cabo.
*Coloque o guardanapo sempre sobre as pernas, no final da refeição coloca-se sobre a mesa, sem ser dobrado.
*Comece a comer apenas quando todos estiverem em condições de o fazer.
*Antes de beber algo, ou depois de colocar a comida na boca, limpe sempre a boca no guardanapo.
*Não se deve afastar o prato quando se acaba de comer.
*Não apoie os cotovelos sobre a mesa.
*Não use palito de dentes.
*Se houver uma comida de que não goste ou não quer arriscar, não a recuse; sirva-se de uma porção mínima, coma o que puder e deixe o resto no prato, ou seja, disfarce.
*Se deixou cair comida no chão: se for coisa pequena, limpe discretamente com o guardanapo e deixe assim mesmo. Em caso de desastre maior como deixar cair a sopa inteira, peça licença a todos e vá limpar-se na casa-de-banho. E não fuja de vergonha.
*Se cair alguma coisa, como talheres, não se debruce para o apanhar. Peça outro discretamente, pois dessa maneira muitos convidados nem irão perceber.
*As azeitonas comem-se com a mão, devolvendo o caroço à mão em forma de concha. Quando a azeitona fizer parte do prato que foi servido, você devolverá o caroço no garfo, mas em ambos os casos você depositará o caroço no canto do prato.
*Na hora de comer o seu pedacinho de pão à mesa, saiba que não poderá cortá-lo com a faca e sim com a ajuda das mãos.
*O comsommé é servido num recipiente que tem duas alças parecido com uma chávena. A forma correcta de comer o comsommé é com o auxílio da colher de sopa.
*Não se deve comer frango com as mãos, por mais descontraída que seja a ocasião. Se o frango estiver a ser servido à mesa, coma-o com garfo e faca, mas para não deixar outras pessoas constrangidas poderá segurá-lo com as mãos, protegendo-as com um guardanapo de papel.
Como em tudo, haja bom senso. Desfrute da refeição e da companhia pois cada situação é adaptada conforme o nível de formalidade e intimidade entre os convidados.  


 



Sem comentários:

Enviar um comentário